Como calcular a KC?
Como calcular o KC e KP
A constante do equilíbrio químico em termos de concentração em quantidade de matéria (Kc) e em termos de pressão parcial (Kp) será dada pela divisão do Kdireto pelo Kinverso. Na expressão, cada concentração é elevada a um expoente correspondente ao coeficiente da respectiva substância na reação.
Como fazer a tabela do KC
A montagem da tabela depende inicialmente de:
- Valores das concentrações em mol/L de cada um dos reagentes;
- Valor da concentração em mol/L no equilíbrio de pelo menos um dos produtos;
- Equação da reação em equilíbrio balanceada;
- Conhecer a estequiometria da reação (por meio do seu balanceamento).
O que é a constante KC
Kc é a constante de equilíbrio em função da concentração. R é a constante de Clapeyron ou seja R= 0,082 L atm. T é temperatura em Kelvins (K) onde K= T em °C + 273,15. Δn é a variação do número de mols ou seja Δn = (n produto)-(n reagentes)
O que é KC e KP
Como indicado pelas siglas, a constante Kc avalia o equilíbrio químico com base na concentração das substâncias da equação, enquanto a constante Kp avalia o equilíbrio com base nas pressões de cada reagente e produto.
O que não entra no KC
Na expressão de Kc só devem ser expressas as concentrações de componentes gasosos e em solução aquosa, que são as concentrações que sofrem variações. Os sólidos e os líquidos puros não são escritos, pois eles possuem concentração constante que já está inclusa na constante de equilíbrio, Kc.
Qual a fórmula de KP
O que é Kp A constante do equilíbrio em termos de pressões parciais (Kp) é calculada com a divisão do produto entre as pressões dos produtos da reação pelos seus reagentes.
Qual o valor de KC na equação 2 SO2 G O2 G ↔ 2 SO3 G
Para o equilíbrio 2 SO3(g) ⇄ 2 SO2(g) + O2(g) o valor da constante de equilíbrio Kc é 4,8 x 10-3 a 700°C.