Como Conteram Chernobyl?
O que foi feito para conter a radiação em Chernobyl
A construção de um sarcófago cobrindo o reator nuclear. Formado por 400 mil metros quadrados de concreto e 7 mil toneladas de aço, com a função de conter a radiação do reator.
Quem salvou Chernobyl
Alexai Ananenko foi mergulhador voluntário nas ações que impediram a explosão do segundo reator da usina em 1986. Um cidadão ucraniano considerado herói no desastre nuclear em Chernobyl se tornou refugiado após a invasão russa à Ucrânia.
O que aconteceu com os 3 mergulhadores de Chernobyl
Na vida real, Borys Baronov faleceu em 2005, mas Valerii Bespalov e Oleksiy Ananenko seguem vivos até hoje.
Quem são os três heróis que tiraram a água de Chernobyl
A tragédia poderia ter sido exponencialmente maior não fosse a ação heroica do técnico operacional Alexei Ananenko, do engenheiro Valeriy Bezpalov e do jovem operador Boris Baranov, que contiveram outras explosões e derramamentos que colocariam a existência de toda a Europa em risco.
Qual o interesse da Rússia em Chernobyl
Além de aumentar a tensão do conflito, o objetivo da Rússia é controlar a produção energética ucraniana durante a guerra, segundo especialistas consultados pelo UOL. Chernobyl foi invadida pelos russos já na quinta-feira, dia 24, no início dos ataques ao território ucraniano.
Qual é o lugar que tem mais radiação no mundo
Ao contrário do que muita gente pensa, o lugar mais radioativo do mundo não é Chernobyl — embora esse tenha sido um dos piores acidentes nucleares da história da humanidade. Hoje, os maiores níveis de radiação nocivos ao corpo humano e ao meio ambiente são encontrados na cidade de Fukushima, no nordeste do Japão.
Tiveram que matar os animais em Chernobyl
Em uma tentativa de evitar que a contaminação se espalhasse, soldados soviéticos mataram a tiros muitos dos animais abandonados. Mas não há dúvida de que alguns se esconderam e sobreviveram.