Como fica depois da ventosa?
Quais as reações da ventosa
A aplicação da ventosa produz uma reação no corpo que se manifesta por uma marca na pele. Segundo o estado de saúde do paciente pode ser vermelha, roxa, marrom e preta, o que significa que quanto maior a congestão da área, mais escura será a marca, ou seja, áreas da pele com gases estagnados produzem esta reação.
O que significa quando a ventosa fica roxa
Significado da cor da ventosa A reação pigmentada da pele é relacionada com a falta de oxigenação do sangue e acúmulo de toxinas na pele. Logo a cor mais arroxeada está ligada com a menor oxigenação do sangue e ao maior acúmulo de toxinas. A cor está diretamente relacionada a dor do paciente em alguns casos.
Por que a ventosa dói
Ventosaterapia dói O procedimento costuma ser indolor. No entanto, quando utilizada uma grande quantidade de vácuo na pele do paciente, o local pode permanecer dolorido por cerca de três a cinco dias. "Pode-se usar estratégia para que a região não fique dolorida, diminuindo a pressão das ventosas", explica Crislane.
Quando a ventosa faz efeito
A ventosa funciona quando os tecidos são liberados pelo vácuo, assim o sangue passa a ser mais oxigenado e os tecidos são nutridos pelo O2. Esse mecanismo é o que explica o alívio da tensão muscular, da fadiga e das dores no paciente.