Como foi a morte de Saddam?
Como foi o fim de Saddam Hussein
Saddam foi executado quatro dias após a Corte de Apelações iraquiana ratificar a condenação à morte pelo massacre de 148 pessoas em Dujail em 1982. O massacre ocorreu depois que Saddam foi alvo de um fracassado atentado nessa cidade xiita. Saddam ainda estava sendo julgado pela matança de 180 mil curdos em 1987-88.
Porque mataram Saddam
"O julgamento e execução de Saddam foram por vingança, não justiça. Em vez de promover a reconciliação nacional, este ato de vingança ajudou Saddam a retratar a si mesmo mais uma vez como um símbolo da resistência árabe sunita, e tornou-se mais uma incitação à guerra sectária", ele disse.
Quais foram os crimes cometidos por Saddam Hussein
O Julgamento de Saddam Hussein, presidente do Iraque, aconteceu em um Tribunal Especial Iraquiano. Ele foi acusado de violações dos Direitos Humanos durante o seu governo e foi condenado à pena de morte (por enforcamento) pelo assassinato de 148 homens, predominantemente xiitas, na cidade iraquiana de Dujail em 1982.
Onde Saddam morreu
Camp JusticeSaddam Hussein / Local de falecimento
Quem derrubou a estátua de Saddam Hussein
Em abril de 2002, a estátua de 12 metros foi erguida em homenagem ao 65º aniversário de Saddam Hussein. Na tarde de 9 de abril de 2003, um grupo de civis iraquianos começou a atacar a estátua. Uma dessas tentativas partiu de Kadhem Sharif, levantador de pesos, que usava uma marreta, e chamou a atenção da mídia.
Como Saddam foi encontrado
Ao entrar, as tropas descobriram um pequeno buraco camuflado com tijolos e lixo. Lá encontraram Saddam Hussein, o homem que governou o Iraque por 24 anos. Ele foi retirado do esconderijo visualmente abatido e humilhado, barba por fazer e despenteado. No refúgio foram encontrados US$ 750 mil, dois fuzis e uma pistola.