Como saber se uma revista é confiável?
Como saber se uma revista científica é confiável
As fontes mais confiáveis são as revistas científicas e a maior parte delas pode ser encontrada na internet e de forma gratuita. As revistas brasileiras possuem um sistema de avaliação, que se trata de uma espécie de índice de qualidade, chamado Qualis.
Como saber se a revista é boa
Para saber qual é a classificação de um periódico, é necessário acessar o portal WebQualis, na Plataforma Sucupira da Capes. Em seguida, clique no menu Consultar, localizado na parte superior esquerda da página, e depois selecione a opção Classificação.
O que é uma revista B1
Ou seja, qualquer que seja a área de conhecimento, apenas metade dos periódicos utilizados pelos docentes e discentes para veicular suas publicações pode ser classificada entre os de excelência (estratos A) ou de maior qualidade (B1).
O que é o ISSN de uma revista
O ISSN, Internacional Standard Serial Number, sigla em inglês, é a identificação por código de publicações seriadas, ou seja, que possuem periodicidade.
Como analisar revistas
É através do número de citações que se calcula o fator de impacto dos periódicos. O fator de impacto significa o número de citações que um periódico tem num período de dois anos dividido pelo número de artigos publicados.
Como saber se o artigo é original
Os artigos originais são aqueles que demonstram temas e abordagens inéditos, explorando e expandindo as fronteiras do conhecimento humano. Por serem tão importantes, são encarados com absoluto ceticismo. O método mais comum é a descrição de um caso que demonstra uma nova teoria ou o debate sobre uma ideia inédita.
Quais as revistas científicas mais conceituadas
Confira os links das publicações que separamos para você:
- The Lancet.
- Science.
- The New England Journal of Medicine.
- Scientific American.
- Ciência & Saúde Coletiva.
- Academia Brasileira de Ciências.
- Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.
- Genetics and molecular research.