O que é a teoria de Erving Goffman?
Qual a teoria de Goffman
Goffman acredita em face "como uma construção sociológica de interação, não é inerente nem um aspecto permanente da pessoa". Uma vez que um indivíduo dispõe de uma auto-imagem positiva de si mesmo para os outros, esse indivíduo sente a necessidade de manter e viver de acordo com essa imagem.
Qual o conceito de interação social segundo Goffman
Para Goffman, as interações sociais são as influências que os indivíduos irão exercer uns aos outros, quando se encontram juntos. suas intenções, durante interação social com outros, em um determinado período de tempo.
Em que consiste a argumentação de Goffman
Goffman parte do pressuposto de que uma interação, ou seja, a influência recíproca dos indivíduos em contato, é estabelecida de acordo com uma definição prévia de hierarquias, papéis e expectativas envolvidas em cada encontro.
O quê Erving Goffman fala sobre a representação do eu na vida cotidiana
Goffman inicia o estudo das representações perguntando não sobre a crença dos indivíduos nos papéis representados por outros, mas a crença do indivíduo no papel que ele mesmo representa, ou na impressão que ele pretende passar aos outros.
Como Goffman explica estigma de exemplos
Goffman (1975) afirma que o estigma pode ocorrer devido a três circunstâncias: abominações do corpo, como as diversas deformidades físicas; culpas de caráter individual, como: vontade fraca, desonestidade, crenças falsas; e estigmas tribais de raça, nação e religião que podem ser transmitidos pela linguagem.
Quais os papéis principais que realizam uma representação Segundo Goffman
Goffman distingue 3 papéis decisivos numa representação: 1- Atores: são aqueles que representam e tem consciência da impressão que criam e da informação destruidora do espetáculo. 2- Platéia: são aqueles que conhecem a definição da situação, mas não possuem a informação que pode destruir a representação.
Como Goffman analisa a sociedade
Como Simmel, Goffman parte da perspectiva de que as interações sociais se dão entre indivíduos sociais, isto é, personagens que participam de uma forma de sociabilidade comum e estão em um ambiente em que as trocas comunicativas são possíveis.