O que é a urina preta?
O que faz causar a doença da urina preta
O que Causa o Escurecimento da Urina A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, foi descrita em 1924 na Europa. Trata-se de um conjunto de sintomas que podem aparecer em até 24hs após o consumo de alguns tipos de peixe como o tambaqui, badejo, arabaiana ou frutos do mar como a lagosta, lagostim e o camarão.
Quais são os sintomas da doença da urina preta
Doença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, é uma síndrome ainda sem causa definida, caracterizada por uma condição clínica que desencadeia o quadro de rabdomiólise com início súbito de rigidez e dores musculares e urina escura.
Qual é o peixe que causa a doença da urina preta
A principal suspeita é que a síndrome de Haff esteja relacionada a uma toxina que pode surgir em alguns pescados, como tambaqui, badejo e arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão), caso eles não sejam acondicionados de maneira adequada.
Qual o peixe que causa a doença de Haff
A síndrome de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em peixes como o tambaqui, o badejo, a arabaiana ou em crustáceos, como a lagosta, o lagostim e o camarão.
Como saber se o peixe está contaminado
Os principais sintomas são dor muscular, dificuldade de movimentação, necrose muscular, insuficiência renal e urina preta. Outros sintomas também podem ser Náusea, Vômito, Diarreia, Febre, Vermelhidão na pele, Falta de ar, Dormência no corpo.
Como se prevenir da doença da urina preta
Medidas de controle:
- Evitar comer pescados crus.
- Não consumir pescados ou crustáceos de origem, transporte ou armazenamento desconhecidos.
- Recomenda-se exame para dosagem de creatinofosfoquinase (CPK) e TGO para observação da alteração dos valores normais nos exames.
- Observar a cor da urina (escura) como sinal de alerta.
Como identificar o peixe com urina preta
A doença da urina preta ou Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão). Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor.