O que é abrir a Jurema?
O que é abrir a jurema na Umbanda
A partir dessa explicação, dessa lenda, do ponto, acho que dá pra concluir que “vou abrir minha jurema, vou abrir meu juremá”, significa algo como “vou abrir meu corpo (jurema) para o meu guia (espírito evoluído e desencarnado) trabalhar”.
O que é o ritual da jurema
Assim, definimos como praticantes da Jurema todos aqueles que se reúnem em terreiros ou casas para realizarem a ingestão da bebida feita a partir da árvore, empregando o uso de tabaco e buscando o contato com um mundo espiritual alcançado através do transe.
Quem é jurema na espiritualidade
Jurema é o "mundo espiritual" de onde provêm os encantados que se manifestam nas sessões. Jurema é o "plano espiritual" dos espíritos cultuados na difusa "espiritualidade brasileira", que se apresentam como índios. Jurema é uma índia metafísica.
Qual é o poder da jurema
Ela é a responsável pelo contato com o mundo espiritual e por ser a forma de poder mais eficaz da tradição”, diz o mestre em ciências da religião. Kelida afirma que o culto à Jurema Sagrada lhe trouxe mais do que conhecimento: trouxe autonomia e autoconfiança para trabalhar com as entidades.
Tem Exu na Jurema
Como já identificado nas pesquisas histórico-antropológicas os exus e as pomba-giras, “o povo da rua”, estão também presentes no Catimbó-Jurema, além da Umbanda e da Quimbanda.
O que a Jurema gosta
Gosta de calor intenso, e por isso sua propagação em São Paulo (região Sul – Sudeste) é muito difícil, e mesmo que essa árvore cresça por aqui, perde parte das características de cor, aroma, etc. A vibração da árvore jurema, é associada aos Orixás Oxóssi, Obá e Oxalá.
Como se tornar um juremeiro
Para ser considerado um praticante da Jurema Sagrada, ou juremeiro, “você tem que passar por um dos rituais da Jurema, que é o batismo”, conta o mestre Lucas Souza.