O que acontece quando o clube vira SAF?
Como ficam as dívidas dos clubes com a SAF
Lei da SAF e dívidas trabalhistas Ao entrar em vigor, a Lei da SAF passou a prever que entidades desportivas que tenham transformado seus departamentos de futebol em SAF podem pagar a dívida em até seis anos. Se, nesse período, 60% da dívida estiver quitada, o prazo total pode ser ampliado para 10 anos.
Porque virar SAF
Uma decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) determinou que os clubes terão de virar SAF (Sociedade Anônima do Futebol) para obter o direito a centralizarem o pagamento de suas dívidas na Justiça.
Quem fica com o dinheiro da SAF
O processo foi aprovado pelo Conselho Deliberativo. Ainda em 2022, a empresa norte-americana deve injetar mais R$ 120 milhões no clube carioca. O restante do dinheiro da venda da SAF será investido no cruzmaltino até 2026. No ano seguinte, os aportes estarão aliados ao desempenho esportivo.
Quantos clubes são SAF no Brasil
Desde que a Lei da Sociedade Anônima do Futebol foi lançada, em agosto do ano passado, 15 clubes já se tornaram SAF. Nem todos encontrados investidores, mas já realizaram modificações em seus estatutos. Além deles, outros dois estão com a mudança em andamento (Vasco, Atlético-GO e Coritiba.