O que está acontecendo no Iêmen hoje?
Está tendo guerra no Iêmen
Nações Unidas esperavam acordo mais longo; conflito se arrasta há quase oito anos. As Nações Unidas anunciaram a renovação da trégua entre o governo estabelecido no Iêmen e rebeldes apoiados pelo Irã. A confirmação se deu nesta terça (2), último dia do cessar-fogo que havia sido acordado em abril.
Qual a situação do Iêmen no momento
Conselho de Segurança: fim da trégua no Iêmen anuncia “risco elevado de guerra” Enviado especial da ONU falou aos membros do órgão sobre as incertezas após um período de paz relativa; país vem sofrendo com guerra civil que já dura mais de sete anos.
O que está acontecendo no país Iêmen
Considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a pior situação humanitária do mundo, a guerra do Iêmen já condenou cerca de 20 milhões à fome, além de prejuízos infraestruturais e econômicos praticamente irreversíveis, incluindo a destruição de prédios, escolas, hospitais, fábricas, usinas e a falência …
Como está hoje a guerra no leme
A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica o Iêmen como a pior situação humanitária do mundo. O conflito já gerou 233 mil mortes, incluindo 131 mil por causas indiretas, como falta de alimentos, serviços de saúde e infraestrutura. Mais de 10 mil crianças morreram como consequência direta dos combates.
Qual o motivo da guerra do Iêmen
O atual conflito no Iêmen remonta a 2014, quando rebeldes xiitas do grupo houthi se insurgiram e tomaram o controle da capital, Sanaa, forçando a renúncia do então presidente Abd Rabbu Mansour Hadi, em janeiro de 2015.
Quem está atacando o Iêmen
A coalizão militar liderada pela Arábia Saudita lançou ataques aéreos no Iêmen neste domingo (27), depois de os rebeldes huthis terem proposto uma trégua de três dias e oferecido um cessar-fogo permanente, informou a imprensa saudita.
Quem apoia a guerra do Iêmen
Visto como uma guerra por procuração entre a Arábia Saudita e o Irã, o conflito é travado entre uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita e o grupo rebelde Houthi, que é apoiado por Teerã.