O que marcou o fim do modernismo no Brasil?
Como acabou o Modernismo no Brasil
Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o processo de redemocratização do país, em 1945, a arte brasileira produzida na terceira fase do modernismo ganha novos contornos e linguagens. Muitos críticos literários defendem que essa fase terminou em 1960, enquanto outros acreditam que ela perdura até o presente.
Quando acaba o Modernismo no Brasil
Pode-se dividir o Modernismo brasileiro em três fases: Primeiro Modernismo (1922-1930); Segundo Modernismo (1930-1945) e. Terceiro Modernismo (1945-1960).
O que aconteceu com o Modernismo no Brasil
Considerado um divisor de águas na história da arte brasileira, o Modernismo no Brasil seguiu a tendência modernista que já havia estourado na Europa. Surgido em um momento de insatisfação política, o Modernismo no Brasil foi desencadeado a partir de influências das tendências artísticas das vanguardas europeias.
O que marcou o fim da segunda geração do Modernismo
A segunda fase do modernismo brasileiro durou de 1930 a 1945. Sua poesia é marcada pelo conflito existencial e pela reflexão sobre os problemas contemporâneos. Sua prosa possui caráter regionalista. Fatos como a ditadura de Vargas e a Segunda Guerra Mundial influenciaram a escrita dos seus autores.