O que o Papa Francisco fez na ditadura?
Quem era o papa na ditadura militar
O Vaticano refutou nesta sexta-feira (15) as acusações contra o papa Francisco da época em que Jorge Mario Bergoglio era diretor da Ordem Jesuítica da Argentina durante a ditadura militar naquele país (1976-1983).
O que o Papa Francisco fazia
Ele é o primeiro jesuíta a ser eleito Papa, o primeiro Papa do continente americano, do Hemisfério Sul e o primeiro não europeu investido como bispo de Roma em mais de 1 200 anos, desde Papa Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica entre 731-741.
O que marcou o pontificado do Papa Francisco
Acordo com a China. Em 2018, dois acontecimentos marcaram o Pontificado de Francisco: em nível pastoral, o “Sínodo sobre os Jovens” representou um momento de reflexão eclesial. O Pontífice pediu aos jovens para "escutar, serem próximos e testemunhar", porque "a fé é uma questão de encontro, não uma teoria".
O que o Papa Francisco fazia antes de ser papa
Entre os anos de 70 e 80, lecionou filosofia e teologia em escolas de Buenos Aires. Em 1973 tornou-se responsável pela ordem jesuíta na Argentina, função que exerceu até 1979, em um tempo violento da ditadura militar no país.
Quem manda no mundo e o papa
Papa (do latim "Papa", do grego πάππας, Pappas uma palavra carinhosa para pai), também chamado de Santo Padre, é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana.
Quem está acima do papa
O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente. Cardeal: escolhido pelo papa para compor junto com ele o topo da hierarquia da igreja. Pode ter funções administrativas no Vaticano. Bispo: a Igreja Católica organiza-se juridicamente em regiões.