O que é xeroderma pigmentoso fotos?
Como se pega xeroderma
Doença genética, não contagiosa, que afeta igualmente ambos os sexos e é caracterizada por uma extrema sensibilidade à radiação ultravioleta (presente nos raios solares). Afeta, portanto, as áreas do corpo mais expostas ao sol como a pele e os olhos.
O que é xeroderma tem cura
A doença também torna os pacientes mil vezes mais suscetíveis a câncer de pele, como o melanoma. Por enquanto, não há cura nem tratamento para o XP, apenas medicamentos tópicos para alguns dos sintomas.
O que causa xeroderma Pigmentosum
O que causa xeroderma pigmentoso O xeroderma pigmentoso, também conhecido como XP, “é uma doença genética rara, caracterizada por um defeito no reparo do DNA, após lesões causadas pela radiação ultravioleta”, esclareceu a médica.
Quais os sintomas da xeroderma pigmentoso
Os primeiros sinais da doença podem se apresentar logo após o nascimento, se agravando com o passar do tempo. Alguns dos sintomas são: Aparecimento precoce de manchas na pele.
Quanto tempo vive uma pessoa com xeroderma pigmentoso
Muitos pacientes XP morrem de neoplasia, diminuindo a expectativa de vida em cerca de 30 anos, e possuem o risco de 10 a 20 vezes maior de desenvolver diversos tipos de câncer internos antes de completar 20 anos.
Como saber se tenho xeroderma
Principais sintomas
- Muitas sardas no rosto e em todo corpo, que ficam ainda mais escuras quando expostas ao sol;
- Queimaduras graves após alguns minutos de exposição solar;
- Aparecimento de bolhas na pele exposta ao sol;
- Manchas escuras ou claras na pele;
- Formação de crostas na pele;
- Pele seca com aparência de escamas;
Como surgiu a xeroderma
O xeroderma pigmentoso começou a ser descoberto pela comunidade em 2005, quando Gleice Francisca Machado percebeu que seu filho Alisson Wendell Machado, na época com dois anos, estava com algumas manchas na pele. Ela e o marido são primos de quarto grau.