O que é XP doença do Sol?
O que é XP doença do sol pode matar
A xerodermia pigmentosa (XP) é uma genodermatose rara, caracterizada por sensibilidade extrema à radiação ultravioleta (UV) induzida por alterações na pele e olhos, e múltiplos cancros da pele. Subdivide-se em 8 grupos de complementação, de acordo com o gene afetado: XPA a XPG, e XP variante (XPV) (ver estes termos).
Quais são os sintomas da doença XP
Sintomas. As lesões decorrentes do XP ocorrem nas áreas expostas à luz solar e, geralmente, iniciam-se nos primeiros anos de vida. A pele, em indivíduo ainda criança, apresenta um número aumentado de sardas e manchas em confete esbranquiçadas. Seus olhos também possuem forte sensibilidade à luz.
Quem tem XP pode sair no sol
Dessa forma, a dermatologista citou os principais sintomas do XP: “Quem tem xeroderma pigmentoso apresenta sensibilidade aumentada ao sol, podendo mesmo com a mínima exposição solar apresentar queimaduras graves, inclusive, com surgimento de bolhas.
Quais são os sintomas da doença do sol
Os principais "sintomas" e que são o nome para a doença é a pele seca e as numerosas efélides, além disso, com o passar dos anos e aumento da "carga" solar, aparecem lentigos solares, atrofia dérmica, teleangiectasias, ceratoses actínicas e múltiplos tumores cutâneos ( CEC, CBC, melanoma).