Por que Joaquim Silvério dos Reis delatou os inconfidentes?
Por que Joaquim Silvério dos Reis denunciou os planos dos inconfidentes
“Ao entregar os inconfidentes à Coroa Portuguesa, com a qual estava em débito, Silvério dos Reis teve sua dívida perdoada. Fez uma denúncia por escrito e uma delação premiada, por que teve benefícios e não pagou suas dívidas à Fazenda Real.
O que motivou o Joaquim Silveira dos Reis a delatar o movimento da Inconfidência Mineira
Um dos fatores que impulsionaram a inconfidência mineira foi o elevado endividamento das elites de Minas Gerais com o poder central -naquela época, a Coroa portuguesa. Era o caso do próprio Silvério dos Reis, que chegou a fazer parte do movimento, mas resolveu seu problema ao delatar seus companheiros.
Quem delatou para o governador os planos dos inconfidentes
Toda a programação da revolta contra o governo da Capitania estava prevista para quando fosse aplicada a derrama de 1789. No entanto, um dos conspiradores, Joaquim Silvério dos Reis, delatou ao governador Barbacena toda a conspiração, dando inclusive o nome dos líderes.
Quem entregou os inconfidentes
Joaquim Silvério dos Reis (1756-1819) foi o delator dos inconfidentes mineiros que planejavam libertar o Brasil do regime colonial português.
Quem traiu os inconfidentes e por qual motivo
A conspiração se inspirava nas idéias iluministas da França e no modelo da recente independência dos Estados Unidos, em 1776. O movimento acabou ao ser traído pelo coronel Joaquim Silvério dos Reis, que fez a denúncia às autoridades da Coroa de Portugal para obter o perdão de suas dívidas.
Qual foi o papel de Joaquim Silvério dos Reis
Foi Coronel Comandante do Regimento de Cavalaria Auxiliar de Borda do Campo, na Capitania de Minas Gerais, como também, fazendeiro e proprietário de minas de ouro, mas devido aos altos impostos cobrados pela Coroa Portuguesa, estava falido, motivo pelo qual foi convidado a participar da Inconfidência Mineira.
Qual foi a principal causa da Inconfidência
O motivo principal que resultou na Inconfidência Mineira foi a insatisfação da elite econômica de Minas Gerais com os impostos cobrados pela Coroa portuguesa. A conspiração começou na década de 1780, mas os historiadores não sabem o ano específico em que foi iniciada.