Por que no Brasil não há ocorrência de grandes tremores de terra?
É possível a ocorrência de terremotos no Brasil
Em 2020, a Rede Sismográfica Brasileira, forma por pesquisadores da UFRN, da USP, da UNB e do Observatório Nacional, verificou a ocorrência de 248 tremores no Brasil, com apenas três desses registrando mais de 4 graus na escala Richter. Entre 1900 e 2020, o país teve 2959 terremotos.
É possível acontecer um terremoto de grande magnitude no Brasil
No ano de 1955, no município de Porto dos Gaúchos, no estado do Mato Grosso, houve um terremoto de 6,2 graus na escala Richter (que nunca registrou sismos maiores que 10). Na época, a localidade onde ocorreu o fenômeno era pouco habitada, então as consequências foram pouco notadas e sem grandes prejuízos.
Por que no Brasil não ocorrem terremotos de grande intensidade como os que ocorrem no Japão
Segundo Collaço, de fato, o Brasil está inserido no centro da placa da América do Sul, em um região classificada como sendo estável tectonicamente. Por isso, por aqui não são esperados terremotos devastadores como acontecem no Japão e Chile com magnitudes acima de 8,0 pontos por exemplo.
Quando foi o último terremoto no Brasil
Foi o que aconteceu mais recentemente, no dia 07 de junho de 2022, quando um terremoto de magnitude 6,5 atingiu o estado do Acre.