Por que o Brasil não constrói refinarias?
Porque o Brasil não faz refinaria
A política de reajuste, que segue paridade internacional, mais a inércia do governo, que não cria instrumentos para amortecer o impacto nos preços da economia e no bolso do trabalhador mais pobre, explicam o problema, num contexto em que o Brasil privatizou a distribuição e reduziu drasticamente os investimentos em …
Porque não refinamos nosso petróleo
Originalmente, existem diferentes tipos de petróleo e as refinarias brasileiras foram construídas desde o início para processar o petróleo importado, que é mais leve, e não o petróleo próprio que ela produz no Brasil, que é mais pesado.
Porque as refinarias do Brasil estão paradas
A maioria das refinarias nacionais não estão preparadas para esse tipo de petróleo. Para fazer o refino, o Brasil precisa importar petróleo do tipo “leve” para misturar com o óleo mais denso. Isso faz do Brasil importador de matéria-prima para refino. O petróleo brasileiro é de um tipo muito valioso, de alto nível.
Por que o Brasil não é autossuficiente no petróleo
Por que o Brasil importa combustíveis se é autossuficiente em petróleo Apesar de ser considerado autossuficiente em petróleo, o Brasil compra do exterior derivados do recurso natural, por conta das características do produto que é extraído no país e da estrutura das nossas refinarias.
Por que o Brasil importa gasolina
Isso acontece porque o petróleo nacional, mais denso e mais barato, o torna ideal e muito utilizado para fabricar asfaltos no exterior. Assim, a Petrobras exporta o petróleo excedente e importa o óleo leve para fazer a mistura.
Porque a gasolina é mais barata na Venezuela
No mundo, a Venezuela é o país com a gasolina mais barata. No país chavista o litro do combustível sai por apenas US$ 0,02, ou R$ 0,12. Isso mesmo, 12 centavos de real. O país tem uma enorme reserva de petróleo, e passa por uma inflação que desvaloriza muito sua moeda frente ao dólar.