Por que os dodôs foram extintos?
Por que o dodô foi extinto
Foi descoberto em 1598 por navegadores holandeses, e totalmente exterminado menos de cem anos mais tarde. A ave era caçada para servir de alimento para os marinheiros, e depois sofreu com o desmatamento e introdução de animais exóticos. Essa trágica história tornou o dodô um verdadeiro ícone da extinção.
Quem extinguiu o dodô
Mas a ação mais cruel foi a dos holandeses, que colonizaram o lugar a partir de 1598. Com a pouca alimentação nos navios, os marinheiros desembarcavam famintos e logo elegeram o dócil – e saboroso – dodô como seu prato preferido. “As aves foram mortas aos milhares, até mesmo a pauladas”, diz Manuel.
É possível reviver o dodô
Isso significa que podemos trazer o Dodô de volta Ainda não. Mesmo com o genoma completo, seria difícil trazer o Dodô de volta, devido ao fato dele ser uma ave. “Mamíferos são mais simples”, disse Beth.
Quando o pássaro dodô foi extinto
1662
Novos estudos deixam os cientistas mais perto de desvendar como viviam os dodôs, pássaros que entraram em extinção há três séculos. A ave, que não era capaz de voar, foi vista pela última vez em 1662, nas Ilhas Maurício, onde vivia.
Quando o último Dodô morreu
1668
Endêmico da ilha do Oceano Índico, dodo desapareceu em 1668 e hoje é exemplo da ação predadora dos seres humanos contra outras espécies. Banhada por águas turquesas e com praias de areia branca, a Ilha Maurício, localizada no Oceano Índico, aproxima-se da imagem do paraíso perdido.
Quantos Dodô existem no mundo
Hoje, sem essas aves, a árvore possui apenas 13 exemplares no mundo com idade superior a 300 anos e pode chegar à extinção. Por esse motivo essa árvore é conhecida também como árvore-dodô.