Porque a Rússia não vai participar dos Jogos Olímpicos?
Porque a Rússia não participa das Olimpíadas
A Rússia foi excluída de grandes competições esportivas em 2019, durante quatro anos, por falsificar dados de testes antidoping. Assim, além da Tóquio 2020, o país não poderá ser representado nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 e de Mundiais de todas as modalidades esportivas, inclusive a Copa do Catar.
Porque Comitê Olímpico Russo e não Rússia
Quem compete em seu lugar é o Comitê Olímpico Russo. Por conta dos recentes escândalos de doping sistemáticos na Rússia, com participação inclusive de autoridades, a Agência Mundial Antidoping proibiu a nação de disputar os Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, além de Campeonatos Mundiais, por dois anos.
Por que a Rússia compete como ROC
A sigla ROC é de "Russian Olympic Committee", o comitê olímpico do país, e participam da delegação apenas os atletas comprovadamente não envolvidos com o esquema de dopagem. Sem bandeira, sem nome do país e sem hino, os russos têm 23 medalhas: 7 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze.
Que país e ROC
Rússia
A Rússia pode apelar da decisão. Em 19 de fevereiro de 2021, foi anunciado que a Rússia competiria sob a sigla "ROC", em homenagem ao nome do Comitê Olímpico Russo, embora o nome do próprio comitê não pudesse ser usado para se referir à delegação.