Porque Bahia alagou?
Qual o motivo do alagamento na Bahia
Foi o que fez com que essa faixa de nuvens se concentrasse, dessa vez, nessa região da Bahia. Trata-se do fenômeno La Niña, que esfria as águas do Pacífico equatorial, causando um aumento de chuvas no centro-norte do Brasil, reforçado pelo El Niño, que aquece o Atlântico, levando calor e umidade ao nordeste.
O que causa as chuvas no Nordeste
"O maior indutor dessas chuvas é o oceano. Como o Oceano Atlântico ficou o tempo todo com a temperatura acima do normal, aqui na parte Equatorial, isso fez com que essas Ondas de Leste, que normalmente ocorrem nesse período, se intensificassem mais", explicou Aparecida.
Porque está chovendo tanto em Salvador
Ou melhor: "La Niña". O fenômeno com esse nome é o responsável por trazer chuvas acima da média para todo o Nordeste, incluindo a Bahia e, claro, Salvador. Na capital baiana, por exemplo, a média de chuvas para novembro é de 106,5 mm, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Porque tá chovendo tanto no Brasil
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, as chuvas que vem ocorrendo constantemente, é por causa da umidade que é canalizada através da cordilheira dos Andes, que vem da Floresta Amazônica em direção ao Sul do país. “Esses fatores climáticos acabam compactando na formação de muitas nuvens carregadas de chuva.
Qual foi o ano que mais choveu na Bahia
Além disso, é o maior acumulado em dezembro desde 1961, superando o recorde anterior de 564,5 mm de dezembro de 1989.