Porque China invadir Taiwan?
Qual o motivo do conflito entre a China e Taiwan
China e Taiwan estão separados desde 1949, quando as tropas comunistas de Mao Tsé-Tung derrotaram os nacionalistas, que se refugiaram na ilha. Os chineses consideram a ilha uma de suas províncias históricas, mas não controlam o território.
Qual é o interesse da China em Taiwan
Apesar das disputas, Taiwan e China também seguem tendo laços comerciais: a China continental foi o principal destino das exportações de Taiwan em 2021, com mais de US$ 120 bilhões vendidos.
O que está acontecendo com China e Taiwan
Pequim considera Taiwan parte de seu território e nunca renunciou ao uso da força para colocar a ilha sob seu controle. Taiwan rejeita as reivindicações de soberania da China e diz que apenas seu povo pode decidir o futuro da ilha. A parlamentar sempre defendeu uma atitude dura dos Estados Unidos em relação à China.
Qual é a importância de Taiwan para a China
Com uma população de 24 milhões de habitantes, Taiwan, não é somente uma ilha rebelde que se recusa a ser parte da China. Tem a sua importância estratégica, afinal de contas, quem controla Taiwan, domina o Mar do Sul da China, onde se encontram as principais rotas de navegação do comércio internacional.
Por que a China quer dominar o mundo
As empresas chinesas buscam sempre se posicionar primeiro que as demais concorrentes. Mesmo que para isso eles precisem se reinventar e tentar estratégias ousadas. Em outras palavras: os chineses não são medrosos. O resultado disso é uma nação líder no mercado de varejo digital e nas tecnologias financeiras.
Por que Taiwan não é considerado um país pela ONU
A República de Taiwan não é considerada um país, visto que carece de reconhecimento pelas principais organizações internacionais, assim como pela maior parte dos países do globo.
Porque os EUA protegem Taiwan
Foi assinado em 2 de dezembro de 1954 em Washington, sendo composto por 10 itens, que dizem respeito, em particular, a ajuda militar, em caso de ataque ao território de um dos dois signatários, essencialmente impedindo a República Popular da China de retomar Taiwan durante os anos de 1955 a 1979.