Porque muitos atletas desistem de competir?
Por que muitos atletas desistem de competir
Porém, os fatores motivacionais que foram mais referidos pelos atletas foram: falta de apoio familiar, falta de prazer e alegria nos treinos e falta de patrocinador.
Por que alguns atletas ficam depressivos
Mais adiante, afirma que "as causas mais comuns da depressão nos atletas são: personalidade do atleta, ansiedade, baixa autoestima, fracasso, lesão física, mudanças de comportamento, autocobrança, problemas afetivos; perda de prestígio ou da posição de titular e baixo rendimento".
Como a pressão dos jogos leva atletas a desistirem da competição pela busca de cuidar da saúde mental
“Se um atleta não está bem, se está afetado emocionalmente, com uma pressão muito grande, isso vai repercutir durante as competições. O desequilíbrio emocional, a ansiedade, o estresse e a pressão podem fazer com que os resultados sejam negativos, o que pode levar à depressão”, acrescentou.
Como a saúde mental afeta os atletas
Os atletas estão investindo no seu autoconhecimento, no entendimento de que, assim como o corpo, a mente também pode dar os seus defeitos. A partir disso, têm acesso a um serviço adequado, feito por profissionais de saúde mental, para que esse atleta se reabilite, se entenda e cresça com isso.