Qual a diferença de dumping e hipoglicemia?
Quem fez bariátrica tem hipoglicemia
Entre as condições possíveis após a cirurgia bariátrica, pode ocorrer a baixa concentração de glicose no sangue. Essa complicação é chamada de hipoglicemia, e pode ocorrer quando o indivíduo fica muito tempo sem comer, ou mesmo após se alimentar. Pacientes que comem doce têm mais tendência a ter hipoglicemia.
O que é uma crise de dumping
A síndrome de dumping é ocasionada pela passagem rápida do estômago para o intestino, de alimentos com grandes concentrações de gordura e/ou açúcares, em pacientes submetidos a cirurgias gástricas, como a bariátrica e metabólica, como resultado da alteração anatômica do estômago.
Como identificar um dumping
Em alguns casos, podem ser notados também sintomas mais tardios da síndrome de Dumping, que aparecem 1 a 3 horas após comer, sendo os principais:
- Sudorese;
- Ansiedade e irritabilidade;
- Sonolência;
- Fome;
- Fraqueza e cansaço;
- Tontura;
- Tremores;
- Dificuldade de concentração/ inquietação.
Como evitar hipoglicemia pós bariátrica
A seguir, o plano nutricional de 10 pontos para prevenir hipoglicemia pós-bariátrica: 1) Limitar o consumo de carboidratos – 30 gramas por refeição, 15 gramas por lanche. 2) Escolher carboidratos de baixo índice glicêmico. 3) Evitar carboidratos de alto índice glicêmico.