Qual a diferença entre equimose e hematoma?
Qual a diferença de equimose e hematoma
Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos. Nos hematomas, os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos.
São exemplos de equimose e hematoma
A equimose é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido à ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Por ambos serem manchas roxas no corpo, é comum confundir um hematoma e uma equimose.
O que fazer em caso de equimose
O que fazer: geralmente, a equimose desaparece espontaneamente, entretanto, se a área afetada estiver dolorida pode-se utilizar compressas frias ou gelo no local da lesão nas primeiras 24 a 48 horas e compressa quente após esse período ou tomar anti-inflamatórios como o ibuprofeno, por exemplo.
Quanto tempo demora para desaparecer uma equimose
De início, a coloração é avermelhada; depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.
Quais os tipos de equimose
Tipos de equimoses:
- Petéquias: são pequenas equimoses, com o tamanho de cabeça de alfinete.
- Sugilação: é a equimose formada pelo aglomerado de pequenos grãos.
- Sufusão: também conhecida como equimoma.
- Víbices: são lesões com assinatura, apresentam a fora de estrias, duas linhas paralelas.
O que define hematoma
O hematoma é um acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos, podendo acontecer em qualquer lugar do corpo. Geralmente o surgimento do hematoma é decorrente de alguma lesão ou trauma.
O que a cor representa na equimose
Segundo estes, a equimose de cor esverdeada é indicativa de que a lesão tenha uma evolução que varia entre 7 e 12 dias. No entanto, fatores como diversidade biológica, localização, extensão e profundidade da lesão, cor da pele e tratamento são capazes de modificar a evolução do espectro equimótico.