Qual a melhor atividade física para quem tem neuropatia?
Que tipo de exercício é bom para neuropatia
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é indicado para casos mais graves de neuropatia periférica exercícios sem sobrecarga de membros inferiores como a natação, hidroginástica, bicicleta estacionária e exercícios de membros superiores objetivando poupar a região periférica acometida.
Quem tem neuropatia pode fazer caminhada
Raquel Campos Pereira, neurofisiologista do Diretório Científico de Neuropatias Periféricas da Associação Brasileira de Neurologia recomenda caminhadas, alongamentos e atividades de baixo impacto, como a natação ou hidroginástica.
Quem tem dor neuropática pode fazer academia
Exercícios de resistência – Musculação A musculação pode ser uma grande aliada no tratamento da dor neuropática por aumentar o limiar da dor, ou seja, o limite da percepção do cérebro para caracterizar um estímulo como dor, reduzindo a frequência das crises.
O que faz piorar a neuropatia
Flávio Sallem, neurologista do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC Oncologia), explica que “a neuropatia pode ocorrer por vários problemas, sendo o mais comum a diabetes. Mas o uso de substâncias, como álcool, algumas medicações, agentes tóxicos, como chumbo ou mercúrio, também podem influenciar”.
Como reverter neuropatia
Neuropatia periférica tem cura
- Se o problema surgir devido à falta de vitaminas, por exemplo, a sua reposição é capaz de reverter o quadro;
- Caso ela tenha ligação com uma doença endócrina, a terapia focada na causa-raiz pode evitar a progressão e melhorar os sintomas;