Qual país colonizou a Guiné Equatorial?
Quem colonizou a Guiné-bissau
Foi uma colônia de Portugal desde o século XV, teve sua independência declarada em 24 de setembro de 1973 e reconhecida pelo colonizador em 10 de setembro de 1974. Assim, Guiné-Bissau foi a primeira colônia portuguesa no continente africano a ter a independência reconhecida por Portugal.
Como o espanhol chegou na Guiné Equatorial
A Guiné Equatorial pode alegar que tem tantas raízes portuguesas quanto espanholas. O navegante Fernando Pó descobriu o país em 1474 e até 1778 a região pertenceu à coroa portuguesa. Nesse ano, Carlos III da Espanha firmou um protocolo com Maria I de Portugal para trocar a Guiné por territórios brasileiros.
Como surgiu a Guiné Equatorial
A história da Guiné Equatorial remonta ao ano de 1471, quando o navegador português Fernão Pó descobriu a ilha de Bioco (que por longo tempo foi conhecida pelo nome do descobridor). A ilha de Ano Bom foi descoberta num dia de Ano Novo, entre os anos de 1472 e 1475.
Qual a nacionalidade de quem nasce na Guiné Equatorial
Regista as palavras guinéu-equatoriano como «natural ou habitante da Guiné Equatorial», pelo que parece o termo de uso mais pacífico, e guineano como «natural ou habitante da Guiné».