Que ou que quando usar?
Quando se usa que ou quê
As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê Monossílabo átono: O que você quer
Como usar o que é o quê
Como utilizar corretamente: o que, oque e o quê
- 1- "O que" é um pronome interrogativo, utilizado no início ou meio da pergunta.
- 2- "Oque" não existe.
- 3- "O quê" é pronome interrogativo, contudo, utilizado no final da pergunta.
O que junto ou o quê separado
Uma das dúvidas muito comuns de português é a forma de aplicar as palavras: o que, oque e o quê. A versão “oque” está errada, pois não existe na língua portuguesa. Já as outras duas (“o que” e “o quê”) estão corretas.
Que ou em que
Acontece que a preposição [em] pode ser omitida antes do pronome relativo [que] quando este introduz uma oração temporal: Todos se levantaram na hora que (ou: em que) o professor entrou. O acidente ocorreu no dia que (ou: em que) eles chegaram. No momento que (ou: em que) se quis erguer, não conseguiu.
Porque se usa o quê
Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.
Está esperando o quê ou o quê para ir trabalhar
A palavra “que” sempre tem que ser acentuada quando for um pronome interrogativo em final de frases, como é o caso desta frase. Então a frase correta é: Está esperando o quê
Porque usado para quê
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.