Quem agradece agradece A ou A?
Quem agradece agradece a ou ao
Quando o complemento é “pessoa”, o verbo “agradecer” é transitivo indireto, e exige um complemento com a preposição “a”. Ele agradeceu ao professor de matemática pela ajuda. A menina agradeceu à professora de português pela ajuda. Agradeceu a todos pela presença.
Quem agradece agradece algo a alguém
Quem agradece… agradece alguma coisa a alguém (verbo transitivo direto e indireto) ou, como é o caso da frase da imagem, agradece a alguém por alguma coisa (verbo transitivo indireto; o termo "a alguém" é objeto indireto e "por alguma coisa" é adjunto adverbial de causa). Guarde no coração. 😉🙌 .
Qual a forma correta de responder a um agradecimento
Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]
Como agradece a uma pessoa
A principal palavra de agradecimento da língua portuguesa é obrigado, mas também existem outras palavras usadas para agradecer, como valeu, grato e agradecido….Agradecer com a palavra obrigado
- Obrigado!
- Obrigada!
- Muito obrigado!
- Muitíssimo obrigada!
- Obrigado por tudo.
- Obrigado de montão.
- Obrigada de coração!
Sou grata a Deus ou a Deus
A forma correta de escrita da expressão é a Deus, sem acento indicador de crase. A expressão à Deus, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes da palavra Deus porque Deus é um substantivo masculino e nunca ocorre crase antes de substantivos masculinos.
Quando se deve usar a
Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.
Como fazer um agradecimento formal
Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.