Quem era o Homem da Lagoa Santa?
Quem foi o povo da Lagoa Santa
"Do ponto de vista genético, o povo de Lagoa Santa descende dos primeiros ameríndios”, disse o arqueólogo André Menezes Strauss, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, que coordenou a parte brasileira do trabalho.
Quais eram as características do Homem de Lagoa Santa
Eram grandes mamíferos, como os gliptodontes (tatus de cerca de um metro de altura), as macrauquênias (herbívoros semelhantes a lhamas com trombas) e as famosas preguiças gigantes, que chegavam a ter até seis metros de altura!
Quem descobriu o Homem de Lagoa Santa
Peter Lund
Em 1840, o dinamarquês Peter Lund encontrou os primeiros achados do Homem de Lagoa Santa. Um total de 30 esqueletos, provavelmente da família dele, já foram localizados.
Onde foi encontrado o Homem da Lagoa Santa
O trabalho de reconstituição da face do "Homem de Lagoa Santa" foi feito pelo designer e pesquisador Cícero Moraes, com auxílio da historiadora Erika Suzanna Bányai. O fóssil foi encontrado pelo arqueólogo autodidata Mihály Bányai, em 1971, na Lapa da Samambaia, no interior de uma gruta junto de uma mulher.
Como o povo de Lagoa Santa enterravam seus mortos
Primeiro, o corpo era mutilado, tendo pele, músculos e dentes retirados. Os ossos, desarticulados e queimados, recebiam um tratamento com pigmentos avermelhados, e eram eles que iam para a pequena cova, onde dividiam espaço com esqueletos de outros membros do grupo.
Quem eram os povos de Lagoa Santa e como viviam
Viviam da caça e coleta de frutas a caça era praticada pelos homens, a coleta de vegetais era feita por mulheres e crianças. Os primeiros humanos de Lagoa Santa chegaram a conviver com mamíferos gigantes que desapareceram a cerva de 9 mil anos, como o tigre dente de sabre e a preguiça gigante de 6 metros de altura.