Quem foi José Martinez E o que aconteceu com ele?
Qual foi o estopim para a Greve Geral de 1917
A morte do sapateiro José I. Martinez foi o estopim para a Greve Geral de 1917. A greve contou com a adesão de 35 empresas, um total de 35.000 trabalhadores. Ainda comerciantes e servidores públicos aderiram à grande greve.
O que aconteceu na Greve Geral de 1917
Em julho de 1917, 50 mil operários (10% da população paulistana) paralisaram praticamente todas as fábricas de São Paulo — de tecidos, chapéus, sapatos, móveis, fósforos, parafusos, cerveja, farinha —, exigindo o fim das condições desumanas de trabalho. Foi a primeira grande greve do Brasil.
Que dia aconteceu a greve de 1917
dia 9 de julho de 1917
1917: A história da greve que garantiu as feiras livres na cidade de São Paulo. No dia 9 de julho de 1917, a polícia de São Paulo (SP) matou um grevista que protestava na porta de fábrica Mariangela, no Brás.
Qual a origem da greve
O surgimento das greves no país A greve, enquanto instrumento de luta da classe trabalhadora brasileira, é documentada já no século XIX, por ações de homens e mulheres escravizados que paralisaram suas atividades, tanto em fazendas como nas primeiras fábricas, tais como no arsenal do Rio de Janeiro.