Quem não tem ferrão se defende com?
Qual é a defesa da abelha
Ao longo da evolução, muitas abelhas mantiveram seus ferrões e defendem suas colônias com bastante agressividade contra os inimigos naturais. Elas ferroam quando sentem que existe uma ameaça à elas ou à sua colônia ou crias. Uma abelha só ferroa quando é importunada ou quando saiu de uma colônia que foi atacada.
Como as abelhas com ferrão se defendem
Os meliponíneos possuem diversas formas de se proteger de invasores, como tatus, outros pequenos mamíferos e até humanos que tentam roubar seu pólen e mel. “Elas podem mordiscar suas vítimas, voar ao redor de sua cabeça ou deixar uma pequena quantidade de resina em seus corpos.
Qual o sistema de defesa das abelhas e vespas
Por Décio Luiz Gazzoni. Pelo senso comum, os meliponíneos – abelhas sem ferrão – são inofensivos, incapazes de se defender. Um estudo de universidades paulistas mostrou o oposto. Uma das defesas é “morder” o intruso, prendendo-se a ele, e o indivíduo morre para proteger a colônia.
Como a abelha se alimenta e se defende dos predadores
Trigona hyalinata, as operárias tem a cabeça separada do corpo, por não soltar a mandíbula, matando ou afugentando o predador ou saqueador, salvando seus ninhos-colônias, onde estão o estoque de comida (mel e pólen), a rainha, que coloca os ovos para manter a colônia e as larvas que vão perpetuar a espécie.