Quem responde pela franquia?
Qual é a responsabilidade do franqueador
Por unanimidade, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou o entendimento de que o franqueador responde solidariamente apenas por danos causados pelo franqueado em relação aos serviços prestados em razão da franquia.
Quem administra uma franquia
Uma franquia, como qualquer outro negócio, precisa ser administrada com zelo e atenção pelo seu proprietário e demais funcionários.
Quem fiscaliza as franquias
O franqueador deve fiscalizar o cumprimento das obrigações legais como segurança, vigilância sanitária, etc, que são de responsabilidade do franqueado, evitando com isso, problemas com órgãos de controle e fiscalização, que pode prejudicar a imagem da marca e causar sérios danos à reputação.
Qual a desvantagem de ser um franqueador
Pouca flexibilidade: nos sistemas de franquia formatada, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. Risco de ocorrência de falhas no sistema: ao selecionar uma rede de franquias com um sistema problemático, o franqueado pode estar sujeito a problemas operacionais no futuro.
O que faz o dono de uma franquia
O modelo de franquia é um tipo de negócio em que cada unidade deve seguir o padrão de produtos e/ou serviços da marca. Da mesma forma, a relação entre franqueadora e franqueado deve objetivar o melhor desenvolvimento para o negócio. E para isso, cada unidade deve seguir a risca as orientações da marca.