Vai à Guerra tem crase?
Vai de A tem crase
Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”. Exemplos: “Você volta DA Bahia” > “Você vai à Bahia.”
Vai A luta tem crase
Assiste-se “a” alguma coisa. Já a palavra “luta” é antecedida do artigo “a”. Assistir a + a luta = assistir à luta. Verbo ir: vai-se “a” algum lugar.
Vai A escola ou vai A escola
Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola.
Vai até A tem crase
Como o uso da preposição a após a preposição até é facultativo (até ou até a), também a ocorrência de crase se torna facultativa. Optando-se pelo uso da preposição a após a preposição até, ocorre obrigatoriamente crase antes de substantivos femininos determinados com artigos definidos.
Como saber se a vai crase
5 dicas simples sobre o uso da crase
- Apenas antes de palavras femininas.
- Em expressões que indiquem hora.
- Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo.
- Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes)
- Casos em que a crase é opcional.
Está à venda ou á venda
O acento grave é essencial para promover a desambiguação de sentidos, distinguindo o ato de vender de outros sentidos da palavra venda, como uma tira de pano ou um estabelecimento comercial. Colocar à venda = pôr à disposição para ser vendido. Colocar a venda = pôr uma tira de pano.
Vai a reunião tem crase
Neste caso, não há necessidade da preposição "a", portanto, não existe crase. Veja: “Marcamos a reunião para as 20h”; “Estou aqui desde as 11h”; “Não se preocupe, estarei na empresa até as 21h”. 3. A crase é opcional antes de pronomes possessivos femininos, como “minha”, “tua”, “nossa”, etc.